novidades e notícias

BLOG PLACE

Comprar imóvel para investir ainda é uma boa opção?

O mercado imobiliário sempre foi visto como uma opção sólida para quem busca investir seu dinheiro e construir um patrimônio. 


Mas, com a constante mudança do cenário econômico, a pergunta que não quer calar é: investir em imóvel ainda é uma boa opção?


Investir em imóveis pode ser uma excelente escolha, principalmente para quem busca um ativo sólido e com potencial de valorização ao longo do tempo. 


Até agosto de 2024, houve um crescimento de 4,34% nos preços de imóveis em São Paulo, por exemplo, a maior alta nos últimos 10 anos.


Mas se você ainda tem dúvidas se vale mesmo a pena, ou se investir em fundos é, na verdade, a melhor escolha, aqui estão algumas vantagens de comprar um imóvel como investimento.


Confira a seguir!

Por que investir em imóveis?

1. Valorização

Imóveis tendem a valorizar ao longo dos anos, principalmente em regiões em expansão ou com boas infraestruturas. 


Mesmo em momentos de crise, propriedades em áreas bem localizadas mantêm seu valor ou recuperam-se rapidamente.


Atualmente, imóveis que ganham maior destaque na capital paulista são aqueles próximos a estações de metrô, já que é um meio de transporte que facilita muito a rotina de quem pretende morar com qualidade.


2. Geração de renda passiva

Alugar um imóvel gera uma renda mensal estável, o que é um atrativo para quem busca diversificar suas fontes de renda. Essa renda pode ser utilizada para pagar outros investimentos ou cobrir despesas pessoais.


3. Segurança de um ativo físico

Imóveis são bens tangíveis, ao contrário de ações ou investimentos financeiros que podem oscilar drasticamente. 


Afinal, independentemente do cenário econômico, a moradia ainda é prioridade, tendo uma demanda constante de interessados. Dessa forma, ter um imóvel é sinônimo de segurança, já que é algo que pode ser utilizado, alugado ou vendido.


4. Proteção contra a inflação

Os imóveis costumam manter seu valor em tempos de inflação, ajudando a proteger o poder de compra do investidor. 


Isso é especialmente relevante quando a economia passa por períodos de instabilidade.


Investimento: comprar imóveis ou aplicar em fundos?


Investir em fundos oferece diversificação e liquidez, com um gestor profissional tomando decisões para aplicar o dinheiro em diferentes ativos. 


Os fundos podem proporcionar retornos variados conforme o perfil de risco do investidor, mas são mais voláteis e dependem do mercado financeiro.


Por outro lado, a compra de imóveis é uma opção mais segura e tangível, com destaque para a valorização a longo prazo e a geração de renda passiva por meio de aluguéis. 


Imóveis também oferecem proteção contra a inflação e segurança patrimonial, além da possibilidade de uso pessoal. 


Embora seja um investimento de menor liquidez, seu potencial de ganho e estabilidade fazem com que muitos investidores prefiram essa opção.


Sabendo de tudo isso, ainda há dois pontos a considerar para responder à pergunta "Vale a pena investir em um imóvel?": São eles:


  • Perfil do investidor: Se você é mais conservador e está disposto a esperar para colher os frutos, o mercado imobiliário pode ser ideal.


  • Objetivos financeiros: Se a sua meta é obter renda passiva ou acumular patrimônio, os imóveis são uma ótima forma de atingir esses objetivos.

Portanto, o que podemos dizer é que investir em imóveis pode ser uma excelente estratégia para construir um patrimônio sólido e gerar renda passiva. 


No entanto, é fundamental realizar uma análise cuidadosa e contar com o apoio de profissionais especializados para encontrar o imóvel certo.

Os apartamentos têm sido uma ótima opção para novos investidores, principalmente aqueles que possuem lazer completo como: proximidade com metrô, lazer no rooftop, piscina, entre outros.


E se você está buscando uma opção de investimento inovadora e com alto potencial de valorização, que tal conhecer o apartamento garden? 

Essa nova tendência no mercado imobiliário combina o conforto de um apartamento com a praticidade de um jardim privativo.

Apartamento Garden: entenda essa nova tendência