Estação de metrô, Carnaval, estação meteorológica, ótima infraestrutura. Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Jardim São Paulo, um dos melhores bairros da Zona Norte paulistana.
Continue a leitura e saiba mais sobre esse bairro histórico!
Conheça o Jardim São Paulo
Para começar: a maioria dos bairros da Zona Norte nasceram a partir de fazendas, propriedades de padres, e chácaras e sítios, propriedades de imigrantes italianos e portugueses. Isso não foi diferente com o Jardim São Paulo.
Nesse sentido, o bairro foi fundado em 1938 pelo espanhol Domingos Fernandes Alonso, que loteou as primeiras áreas da região. O anúncio dos loteamentos divulgava:
"Descendo pela Rua Florêncio de Abreu e seguindo pela Avenida Tiradentes, Ponte Grande e Rua Voluntários da Pátria, também hoje completamente modificadas, você chegará ao JARDIM SÃO PAULO, o bairro em plena formação, e de onde se descortina um belo panorama do moderno São Paulo, cujos terrenos são vendidos por preços acessíveis e a prazo longo, coisa que no São Paulo de out'roa era um mitho, mas que no São Paulo de hoje é uma brilhante REALIDADE".
Posteriormente, em abril de 2009, o CRECI classificou o Jardim São Paulo como Zona de Valor B, comparando-o a outras áreas nobres da capital paulista como Brooklin e Alto de Santana.
Atualmente, é considerado um dos bairros mais valorizados da Zona Norte e isso aconteceu a partir da década de 90, com a chegada do Metrô ao bairro.
Mas, será que vale a pena morar perto do metrô? Descubra aqui no blog da Place.
Jardim São Paulo-Ayrton Senna: a estação de metrô de um ídolo nacional
Em 21 de março de 1960, no distrito de Santana, nasceu Ayrton Senna, o maior piloto de Fórmula 1 do Brasil.
Ainda na infância, a família Senna se mudou para o bairro, onde o piloto cresceu.
Portanto, devido a sua história no esporte e no bairro, em 2011 a estação de metrô Jardim São Paulo mudou de nome para homenageá-lo: Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna.
Mirante de Santana
O Mirante de Santana está localizado no Jardim São Paulo na Praça Vaz Guaçu, sendo a primeira estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) da cidade de São Paulo.
O Mirante está a 792 metros acima do nível do mar, por isso, faz um correto monitoramento da previsão do tempo e possui uma vista de 360 graus de toda a capital paulista.
A infraestrutura do Mirante, por estar localizado em uma praça, permite que os moradores do Jardim São Paulo aproveitem as pistas de caminhada, os equipamentos de ginástica e o playground para as crianças.
Bairro carnavalesco
E se você ama Carnaval, vai gostar dessa informação: o Jardim São Paulo tem seu próprio bloco de Carnaval!
É o Unidos do Jardim São Paulo, fundado em 2015 e todos os anos desfila pelo bairro, saindo da Estação Jardim São Paulo do Metrô.
Lazer
De antemão, o bairro tem lazer para todas as idades. Na Av. Luiz Dumont Villares há muitos bares, casas noturnas e restaurantes. Na mesma via, encontra-se o Sesc Santana.
Além destes locais, também tem o Parque Domingos Luís, localizado próximo à estação, com oito mil m² de área útil, sendo um dos maiores centros esportivos de São Paulo. Já na Av. Leôncio de Magalhães, está localizado o Teatro Jardim São Paulo.
Para além do Jardim São Paulo… vantagens de morar na Zona Norte
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Antes de mais nada, a Zona Norte dá acesso a diversas vias importantes da cidade de São Paulo como a Marginal Tietê, Fernão Dias, Ayrton Senna, Bandeirantes e via Dutra.
Além disso, a região também é beneficiada por outras estações da Linha 1-Azul: Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia e Tiradentes.
Nesse sentido, não podemos deixar de citar a Rodoviária do Tietê, o maior terminal rodoviário da América Latina.
INFRAESTRUTURA
A Zona Norte tem área verde abundante, um amplo comércio, bairros tradicionais e mobilidade para toda a cidade.
DIVERSIDADE CULTURAL & LAZER
Além disso tudo, a Zona Norte tem muitos shoppings como: Shopping, Shopping Center Norte, Shopping Metrô Tucuruvi e Santana Parque Shopping.
Além destes espaços comerciais e de lazer, a região também sedia o Parque da Juventude, o Sambódromo do Anhembi e o Centro de Tradições Nordestinas.
Confira mais sobre o Jardim São Paulo e a Zona Norte?
Acesse o blog e os empreendimentos da PLACE!